Se você pensou que a única comida para gatos é a ração, está enganado. Existem vários alimentos humanos que podem ser bastante benéficos para o organismo dos bichinhos. Mas é preciso estar atento também aos alimentos proibidos, para manter a saúde do seu gato.
Naturalmente, as frutas e verduras são amplamente aceitas, mas como já falamos: não são todas, é preciso conhecer quais fazem bem e quais são tóxicas. Nesse sentido, alimentos com bastante água são os ideais, e quanto menos gordura e açúcar tiver, melhor.
No entanto, é preciso ter em mente que essas comidas que citaremos aqui servem apenas como um lanche ou petisco de agrado. Os gatos são animais carnívoros e precisam de proteína para ter energia, por isso, não substitua ração ou carne por frutas e vegetais.
Então, vamos conhecer quais são esses alimentos e como você pode inseri-los na rotina do seu gato? Continue a leitura e aproveite!
Quais alimentos humanos um gato pode comer?
Se você nunca experimentou dar alimentos diferentes para o seu gatinho, saiba que eles amam certas comidas! Alface, cenoura e até banana, os felinos sabem apreciar bons sabores, quando o tutor sabe quais alimentos não são tóxicos.
Para ajudar você a entender qual comida para gatos é a ideal, confira a seguir.
Frutas
Frutas são exemplos de alimentos saudáveis e cheios de água, que podem se tornar um petisco super nutritivo! No entanto, é preciso administrar pouca quantidade, devido à quantidade de açúcar contida em algumas opções.
Além disso, cuide com as cascas e sementes que também podem ser prejudiciais para a saúde do seu gato. Veja só:
1.º Melancia: além de ser rica em água, a melancia possui minerais e vitaminas A e C. Pode ser uma ótima opção no calor, para hidratar seu gatinho e aumentar sua imunidade.
2.º Melão: outra fruta hidratante é o melão, que também possui vitaminas C e B6, potássio e fibras. Retire casca e sementes antes de dar ao seu gato.
3.º Morango: rico em vitaminas A, B e C, o morango também ajuda a aumentar a imunidade e atua como anti-inflamatório e antioxidante.
4.º Maçã: fruta rica em vitaminas B, C e E, a maçã também possui fonte de fibras e mais benefícios que ajudam a prevenir determinadas doenças. Porém, retire toda a casca, sementes e talo para não intoxicar o seu gato.
5.º Pera: rica em vitaminas A, B e C, além de ser fonte de fibras, a pera também é uma ótima opção para ajudar a evitar doenças graves. Retire também sua casca, talos e sementes para que seu gato aproveite sem riscos.
Vegetais
Do mesmo modo que as frutas, os vegetais também são fontes ricas de nutrientes que farão bem para a saúde do seu gato. Veja só quais vegetais eles podem consumir:
6.º Cenoura: alimento rico em fibras e vitaminas A, C e K, a cenoura é um petisco bem nutritivo, que melhora vários aspectos da saúde dos animais. O modo correto de preparo é cozinhar levemente o legume antes de dá-lo ao gato.
7.º Batata doce: um importante legume para os gatinhos, a batata doce fortalece gengiva e dentes e previne doenças respiratórias. Suas principais vitaminas são A, B e C.
8.º Abóbora: quando servida sem casca e levemente cozida, a abóbora é uma ótima comida para gatos. É fonte de proteínas, muito importante para gatos, e também de fibras.
9.º Alface e rúcula: pode parecer estranho, mas alguns gatinhos amam vegetais folhosos! A alface, além de ser rica em ferro, cálcio, antioxidantes e vitamina A, é ótima para o metabolismo e para fortalecer os ossos.
10.º Ervilhas: outro alimento rico em proteína, a ervilha faz muito bem para os felinos! Também rica em magnésio, ela deve ser fervida antes de servida.
11.º Brócolis: um grande aliado nutritivo dos humanos, o brócolis também é bem-vindo para o prato dos gatinhos, depois de cozido. Isso porque contém antioxidantes, vitaminas A, B1, B2, B6 e C, além de cálcio, ferro e potássio.
Outros alimentos permitidos
Não só frutas e vegetais são bem-vindas na dieta de um gato, pois, existem outras opções que também auxiliam na saúde dos felinos. Confira:
12.º Ovo: como a dieta dos gatos deve ter predominância de proteína, já que são carnívoros, o ovo é um alimento permitido e bastante nutritivo. Contém vitaminas, minerais e antioxidantes, devendo ser servido cozido, em poucas quantidades.
13.º Iogurte: ta aí um alimento que a maioria dos felinos ama! Você já deve ter percebido os olhares enquanto aprecia seu iogurte, então faça a felicidade do seu gatinho e dê o restinho da embalagem para ele lamber. Mas atenção: em pouca quantidade e de preferência desnatado.
14.º Atum, sardinha e salmão: peixes, no geral, são bastante benéficos como comida para gatos. No entanto, esses três citados são os mais indicados e também os mais favoritos dos bichanos. No entanto, não ofereça essas opções em lata, pois pode ser prejudicial. Também não se deve oferecer peixe cru, que pode conter bactérias causadoras de doenças. O ideal é ser levemente cozido e sem espinhos!
Alimentos proibidos para gatos
É ótimo saber quais alimentos os gatos podem aproveitar, mas é igualmente importante saber o que não dar aos felinos. As opções abaixo devem ser evitadas, porque são bastante prejudiciais à saúde deles:
- Uvas em qualquer formato
- Alho, cebola e temperos em geral
- Abacate
- Cogumelo
- Café
- Chocolate
- Tomate
- Ossos
- Leite (principalmente o de vaca)
- Comida muito salgada e/ou temperada
Esses alimentos podem causar mal-estar e até causar óbito, dependendo de como são administrados. Portanto, evite dá-los tanto aos gatos quanto aos cachorros.
Comida para gatos: alimentação saudável, gato feliz
Agora você sabe quais alimentos que consumimos podem virar comida para gatos. Dessa forma, também sabe como prepará-los para serem benéficos à saúde, não um prejuízo.
No entanto, é importante lembrar que essas opções devem ser apenas petiscos, pois, a base da dieta deve ser formada por proteínas. Ou seja, continue dando a ração ao gato e utilize essas opções apenas como complemento nutricional.