Ter um animal de estimação é ter a responsabilidade de cuidá-lo e mantê-lo saudável. Eles não são tão diferentes de nós, pois, também podem ficar doentes. Dessa forma, é muito importante interpretar sinais para saber quando levar seu cão ao veterinário.

Essa atitude é, inclusive, benéfica para a sua família também, porque o cão pode contrair doenças e repassá-las aos integrantes da casa. Nesse sentido, algumas pessoas esperam o pet apresentar sintomas para então levá-lo ao veterinário e isso não é ideal.

Na verdade, é preciso fazer visitas frequentes ao médico veterinário, de modo que a saúde do seu amigo esteja sempre forte. Dessa forma, o recomendado é ir a cada 3 meses, principalmente para fazer o controle de vermes.

No entanto, não é só por isso que a ida é necessária. Sempre que notar sintomas, a consulta se faz fundamental para a sobrevivência do cão. Além disso, dependendo da idade do cachorro, as consultas se tornam ainda mais essenciais.

Portanto, para ajudar você a entender os sinais que o seu cãozinho dá quando não está bem, iremos elencar algumas situações das quais você deve ficar atento. Vamos lá!

Saiba quando levar seu cão ao veterinário

Para você saber identificar os momentos exatos de levar seu cão ao veterinário, vamos entender qual é a indicação de frequência das consultas e quais são os sintomas apresentados que alertam para possíveis doenças.

De filhote a idoso: quais são os cuidados?

Primeiramente, o cão filhote precisa de muitos cuidados iniciais, por isso, indica-se consultas mensais até ele completar quatro meses. Sendo assim, é o momento ideal para a realização de vacinas obrigatórias, que são três, e também para receber instruções do veterinário.

Veja que, é nesse momento que o médico irá instruir sobre castração. Se o cão estiver com idade o suficiente para castrar, esse é um procedimento altamente indicado para sua segurança e saúde.

Agora, se você está pensando que só os cães com sintomas ou filhotes precisam de consultas recorrentes, está enganado. Os cães adultos, por exemplo, devem ser levados ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para realizar o reforço das vacinas.

Assim, não só você estará prevenindo que seu amigo pegue novas e perigosas doenças, como também poderá fazer uma avaliação geral do cão, caso haja pulgas e carrapatos e outros problemas.

Do mesmo modo, cães idosos precisam de ainda mais cuidado, devido às condições de saúde que costumam aparecer nesse período. Por exemplo, a obesidade e os problemas relacionados a ela, doenças hormonais, tumores e demais doenças que aparecem com facilidade na idade avançada.

Nesse sentido, a ida de cães idosos ao veterinário deve ser a cada 6 meses, pois, como falamos acima, nessa etapa da vida os processos degenerativos acontecem mais rápido. Portanto, em cada consulta o veterinário irá realizar exames para identificar a saúde do cão e indicar tratamentos.

Sintomas de que algo não anda bem com o cão

Agora que você sabe a periodicidade que deve levar seu cão ao veterinário, vamos listar alguns dos principais sintomas que indicam que algo não está certo com seu amigo.

Sendo assim, é fundamental que você preste atenção no comportamento do seu cachorro, a fim de reconhecer esses sintomas e poder levá-lo o quanto antes ao atendimento veterinário, se antecipando e evitando que os sinais escalem para uma doença grave. Veja só:

• Apatia e desânimo: o cachorro não demonstra vontade de brincar ou de passear;
  • Latidos e uivos fora do comum: indicam que o cão pode estar sentindo dor;
  • Exagero na comida ou falta de apetite: é indicativo de algo estranho. Assim como quando ele bebe demais ou deixa de tomar água;
  • Mau cheiro na boca fora do comum;
  • Vômito e diarreia recorrente: quando as fezes estão líquidas ou moles, com presença de sangue e odor, é indicativo de problema. Assim como com vômitos recorrentes;
  • Lesões na pele: feridas, manchas e coceira em excesso são sintomas de problema de saúde;
  • Tosse, focinho escorrendo e dificuldade para respirar pode ser indicativo de uma gripe ou problema respiratório;
  • Dificuldade para se locomover e deitar;
  • Agressividade repentina, ansiedade sem motivo e sensibilidade ao toque podem ser sinais de que o cão está com dor;
  • Encostar a cabeça na parede pode indicar que o cão possui problemas neurológicos.

Tenha sempre um veterinário de confiança!

Para concluir, se você notar qualquer um desses sintomas citados acima, não hesite em levar seu cão ao veterinário! Esses sinais podem indicar algo leve e fácil de resolver, ou uma doença grave.

De qualquer forma, realizar as consultas de forma correta permite encontrar esses problemas com antecedência, o que garante mais chance de recuperação e cura.

Para isso, ter um veterinário de confiança a quem você pode pedir ajuda é fundamental, pois assim, você e seu amigo ficarão muito mais felizes e tranquilos.

E para o caso de seu cão precisar de tratamento, a Vetery dispõe de diversas fórmulas veterinárias personalizadas para as necessidades do seu pet. Acesse nosso site para conhecer nosso serviço!