Compartilhar:

O calor excessivo do Brasil atinge a todos, não só aos humanos. Os animais também podem sofrer nessas épocas, e mesmo que saibam procurar lugares frescos, eles precisam de nossa ajuda para não terem sua saúde prejudicada. Por isso, hoje trouxemos as melhores dicas para cuidar do seu pet no verão.

Além da língua para fora e de vermos eles deitados de barriga para o chão, às vezes não notamos com facilidade quando os animais estão sofrendo de calor. Como eles não conseguem nos dizer, precisamos estar atentos e sempre preparados para evitar essa situação.

Inclusive, caso você não preparar o ambiente para o seu amigo no verão, ele poderá desenvolver uma série de problemas de saúde que o farão sofrer e viver menos. Desidratação, insolação, queimaduras na pele e choque térmico são alguns desses problemas.

Porém, felizmente existem diversas maneiras de evitar esse sofrimento e ajudar o seu amigo a se refrescar. São dicas fáceis que todo tutor precisa colocar em prática para cuidar do seu pet no verão. Acompanhe!

8 dicas para cuidar do seu pet no verão

Como falamos na introdução, as dicas para cuidar do seu pet no verão são essenciais. Quando o animal passa por calor intenso sem ajuda do tutor, pode acabar entrando em processo de hipertermia (excesso de calor no corpo), um estado grave de saúde que demanda atendimento urgente.

Além disso, não é somente nos dias de calor intenso que os cuidados valem. Em temperaturas mais amenas, mas ainda quentes, algumas precauções também são necessárias. Diante disso, vamos ver como podemos ajudar nossos pets no verão:

1. Hidratação sempre!

Independente do seu animalzinho de estimação, mantenha-o hidratado sempre! Troque a água por pelo menos duas vezes ao dia, adicione cubos de gelo ou já sirva gelada. Seja como for, faça questão de que o pet tenha acesso à água limpa e fresca o dia inteiro.

Outros líquidos ainda podem ser administrados, como água de coco natural e alguns sucos (menos os de uva e de carambola, e sempre sem açúcar). No entanto, a água deve estar à disposição sempre, com prioridade.

Outra dica é espalhar vários potes de água pela casa, para que nunca falte. No caso dos gatos, em que a hidratação é mais lenta, indicamos o uso de fontes e potes com movimento para incentivá-los a beber.

2. Escolha bem a hora de fazer exercícios ou passear

Se você possui o hábito de passear com seu pet, é necessário trocar os horários de saída no verão. Isso porque, se você sair ao meio-dia, por exemplo, há chances de o animal sofrer insolação, queimar as patas no chão quente e até entrar em hipertermia.

Dessa forma, é aconselhável escolher horários com um clima mais fresquinho. Se puder, evite os horários entre as 10h e as 17h. Bem cedo pela manhã e mais tarde da noite são os momentos ideais.

Ainda, se for sair de dia, escolha locais na rua que sejam mais arejados, como parques com árvores e lagos, ou até mesmo uma rua bem arborizada. Você e seu pet estarão livres do sofrimento e do calor!

3. Dê banhos regulares e mantenha o pelo tosado ou escovado

Alguns animais amam água e outros nem tanto, mas um banho refrescante pode ser a forma ideal de cuidar do seu pet no verão, aliviando o calor intenso. Se for cachorro, esse conselho vale ainda mais. Se for gato, não precisa de tantos banhos.

No entanto, em relação à pelagem também podemos fazer algo a respeito. Nos cachorros, mantenha a tosa em dia (mas não curto demais), principalmente se for peludo. Nos gatos, faça escovações para auxiliar a troca de pelos que acontece no verão. Sua casa ficará menos “peluda”, e o gatinho ficará mais refrescado e tranquilo!

4. Mantenha o pet longe do sol e em um local arejado

Quando é verão, os raios solares ficam muito mais fortes e o seu pet não gostará de passar os dias embaixo do sol quente, hábito mais comum no inverno. Por isso, certifique-se de que o ambiente que o seu amigo fica está arejado, longe do sol e com acesso à água.

Às vezes, deixamos eles sozinhos com a casa fechada. Isso faz muito mal a eles, então, evite deixar as janelas fechadas, faça questão de deixar pelo menos uma corrente de ar (junto de bastante água e comida) no local.

Tão importante quanto, certifique-se de que a cama ou o espacinho do pet estejam limpos, frescos e longe de insetos também. Nunca deixe seu amigo abaixo do sol e sem abrigo, ainda mais atado, porque isso traz sérias consequências à saúde do animal, podendo levar ao óbito.

5. Nunca deixe seu pet sozinho dentro do carro

Deixar o seu pet sozinho dentro do carro fechado é totalmente contraindicado. Ainda que você deixe janelas abertas ou ar condicionado ligado, o conselho é o mesmo: nunca deixe nenhum animal dentro do carro.

Veja bem, um carro pode aumentar sua temperatura interna rapidamente, causando choque térmico no pet e/ou hipertermia, podendo levá-lo a óbito facilmente. Portanto, essa você já sabe que não pode deixar passar.

6. Utilize filtro solar especial para pets

Se você acha que somente os humanos precisam proteger a pele do sol, está enganado. Animais como cães e gatos necessitam dessa proteção também, principalmente os com pelagem e mucosas claras, pelo curto ou até sem pelos.

Dessa forma, sempre que for sair ao sol para passear ou se exercitar com seu pet, aplique protetor solar nas orelhas, nas áreas ao redor dos olhos, focinho e até a barriga. A ideia é proteger todos os espaços sem pelos para evitar dermatites, doenças graves de pele e queimaduras solares.

Mas, lembre-se: você deve utilizar protetor solar especial para animais, é claro. Nunca utilize produtos humanos em animais, sem antes consultar um médico veterinário. Você pode causar algo grave e prejudicial ao seu amigo, sem saber.

7. Cuidados com alimentação

Assim como a hidratação, a alimentação do animal também é super importante para seu bem-estar no verão. Cuide para que a ração dele não fique exposta ao sol, pois, ela pode oxidar e causar problemas nos órgãos do seu amigo.

De mesmo modo, se puder, invista em comidas molhadas para incentivar a hidratação neste período. Sachês e patês são uma ótima alternativa, e você pode até colocá-los no freezer, criando picolés para o seu pet se refrescar.

8. Cuidados com pets idosos, obesos e com problemas de saúde

Os cuidados com o seu pet no verão são ainda mais necessários caso o seu amigo tenha algum problema de saúde, seja idoso, com sobrepeso, com o focinho mais curto e com problemas respiratórios ou cardíacos.

Sendo assim, quando for passear ou se exercitar, cuide para não ficar muito tempo e abusar da capacidade do pet. Leve sempre muita água nas caminhadas, ande por espaços cobertos e sem muitos obstáculos, limite os exercícios e fique de olho nele, se apresentar exaustão, leve logo para casa.

A dica mais valiosa: visite regularmente um veterinário!

Agora você tem várias dicas para cuidar do seu pet no verão e pode contribuir para uma estação tranquila e confortável para o seu amigo!

Também é importante lembrarmos: a estação mais quente do ano também vem acompanhada de insetos, pulgas, mosquitos e carrapatos. Todos eles podem trazer doenças e prejudicar a saúde do animal.

Portanto, para evitar que seu amigo seja infectado ou prejudicado, consulte um veterinário para fazer exames e administrar as vacinas necessárias, e conte sempre com a Vetery Farmácia Veterinária. Afinal, a felicidade do seu amigo também é a sua, assim como a saúde. Fique atento a ele e garanta seu conforto!

Gostou deste conteúdo? Temos diversas dicas como essa em nosso blog de saúde animal. Acesse por aqui e continue aproveitando a leitura!

Tags: Pets Verão
Compartilhar:
x

Olá!

Por favor, eu gostaria de saber mais informações.