Compartilhar:

Primeiramente, assim como para humanos, o cuidado com a higiene bucal é fundamental para a saúde dos bichos, mesmo que em menor escala. Isso porque o tártaro em gatos existe e precisa de medidas para ser prevenido e melhorar a saúde dos felinos.

Você deve estar imaginando: preciso escovar os dentes do meu gato? Sim!

Saiba que, essa é uma forma de prevenir que o tártaro se desenvolva e afete a saúde bucal do seu pet. Mas, também existem outras formas de tratar e evitar esse problema.

Até porque, tártaro em gatos pode ser algo comum de acontecer. Portanto, se você não notar e não tratar este problema, ele pode escalar e trazer ainda mais doenças para o seu amigo.

Sabemos que, você não quer prejudicá-lo, então, abaixo você irá entender o que é tártaro em gatos, conhecer os sintomas e como funciona o tratamento. Assim, poderá evitar o problema e contribuir para uma vida com mais qualidade para seu gatinho.

Continue a leitura e aproveite!

O que é tártaro em gatos?

Primeiramente, vamos entender o que é tártaro em gatos: chamado também de cálculo dentário, é a formação de placas bacterianas nas gengivas e dentes do felino.

Quando o gato se alimenta, vão ficando resíduos nos dentes, que, quando não escovados, acumulam sujeiras que se desenvolvendo em tártaro.

Por isso, é muito importante limpar a boca do seu pet, pois o tártaro em gatos se desenvolve lentamente, resultado de muito tempo sem higiene.

Além disso, é importante saber que inicialmente você pode não notar o tártaro no dente todo. O começo da formação acontece na gengiva e lentamente cobre o dente todo, apresentando um aspecto amarelado.

Após isso, sem os cuidados necessários, mais sintomas aparecerão. Isso porque sua formação acontece com camadas de placa que vão se acumulando e ficando aderentes ao dente.

Com o tempo e sem higiene ou escovação adequada, essa placa calcifica e começa a absorver os resíduos de alimentos até formar o tártaro.

Sintomas de tártaro em gatos

Como apontamos acima, o primeiro  sintoma de tártaro em gatos é a aparência amarelada e manchada dos dentes. Isso indica que o felino já está com tártaro e que é preciso realizar uma limpeza com o veterinário.

Dessa maneira, você evita que mais problemas surjam a partir do tártaro. As possíveis consequências são a perda do dente e, em estágios mais graves, pode afetar outros órgãos se as bactérias dos dentes entrar na corrente sanguínea.

Agora, para você saber identificar tártaro em gatos, apresentamos os demais sintomas além do dente amarelado, confira:

  • Halitose (mau hálito);
  • Gengivas inchadas;
  • Gengivas sangrando;
  • Dificuldade para comer ou se alimentando menos devido à dor;
  • Queda dos dentes de forma precoce.

Em suma, ao perceber os dentes amarelados ou qualquer um desses outros sintomas apontados, leve seu gato ao veterinário para administrar um tratamento adequado e evitar que o problema piore.

O que fazer ao notar tártaro em gatos? Conheça o tratamento

O melhor a se fazer quando notar os sintomas de tártaro em gatos é levá-lo ao veterinário para obter o diagnóstico correto, assim como o tratamento adequado. Examinando o felino, o veterinário saberá em qual estágio está a situação do pet e então realizará uma limpeza.

No entanto, não se preocupe se o seu gatinho não é acostumado, pois, o profissional aplica anestesia para realizar o processo com calma e sem machucar o animal. Nessa limpeza é retirado todo o tártaro dos dentes e gengiva.

Após isso, dependendo do caso do seu gatinho, podem ser administrado antibióticos se houver infecção. Além disso, ele pode ensinar a você a forma correta de escovar os dentes do seu gatinho, para evitar que o tártaro volte.

Evitando tártaro em gatos

Se você chegou até aqui, sabe como se forma o tártaro em gatos: a partir da falta de higiene com os dentes e a boca em geral. Comece analisando a boca do seu pet mensalmente, para identificar possíveis sintomas.

Junto disso, indicamos uma série de cuidados:

  • De tempos em tempos, escove os dentes do seu gatinho com pasta e escova adequadas para isso;
  • Compre petiscos que ajudam com a retirada do tártaro dos dentes, como os mais durinhos e que fornecem limpeza bucal;
  • Não esqueça de levá-lo anualmente para exames de check-up;
  • Observe a boca do seu gato periodicamente para perceber mudanças.

Gato feliz é gato bem cuidado!

Agora você já sabe como cuidar do seu pet para evitar tártaro em gatos e demais problemas que afetam sua saúde.

Por fim, já falamos e vamos repetir: leve seu gatinho ao veterinário sempre que notar algo estranho e diferente! Só assim você garante uma vida longa e confortável ao seu amigo.

Curtiu este conteúdo da Vetery, e quer saber de mais dicas e cuidados com os animais? Continue navegando pelo nosso blog!

Compartilhar:
x

Olá!

Por favor, eu gostaria de saber mais informações.