Compartilhar:

Os dentes são partes essenciais para os cachorros (para tártaro em gatos consulte este artigo), porque servem para uma série de atividades, como se alimentar, brincar, pegar objetos e roer (ossos e móveis da casa). Por esse motivo, é preciso saber identificar o tártaro em cães, para também evitar o prejuízo da saúde bucal.

O tártaro é como uma camada que se forma no dente, causada por maus hábitos de higiene bucal. Por isso, é muito importante que você faça limpezas periódicas nos dentes do seu cãozinho. Também existem mais alternativas para evitar que esse problema surja.

Então, para ajudar você a entender o que é tártaro em cães, quais são as causas e como funciona o tratamento, trouxemos algumas informações essenciais sobre o assunto. Continue a leitura e aproveite!

O que é tártaro em cães e qual a causa?

Você já deve ter ouvido sobre tártaro, pois nós humanos também estamos sujeitos a criar essa camada em nossos dentes. A diferença é que nós escovamos os dentes todos os dias, e os pets só conseguem ter a boca limpa com o nosso auxílio.

Nesse sentido, é fácil entendermos o que é tártaro em cães e como ele se forma: a formação de uma camada no dente, chamada de placa bacteriana, decorrente de restos de alimentos que ficaram ali devido à falta de higiene bucal.

Assim, essa camada vai se formando e se acumulando entre a gengiva e os dentes, aumentando cada vez mais e causando dor, sensibilidade, sangramentos e mais desconfortos.

Na verdade, quando o tártaro não é tratado, pode desenvolver outros problemas de saúde e doenças mais graves. A gengivite geralmente acompanha esse problema, por exemplo, dificultando a mastigação e até causando a perda precoce de alguns dentes.

Ainda podem acontecer consequências mais graves com a falta de tratamento. Como essa placa que se forma é cheia de bactérias, elas podem migrar para outros órgãos, causando diversos problemas para o coração, pulmão, sistema renal e corrente sanguínea.

Como você pode imaginar, no pior cenário, o seu cãozinho pode vir a óbito se não receber tratamento adequado.

Como identificar tártaro em cães?

Agora que você entendeu que esse problema pode ser mais perigoso do que imaginava, podemos passar para a parte dos sintomas de tártaro em cães. Assim, você poderá identificar o problema com antecedência e tomar uma providência.

É importante ressaltar que algumas raças possuem predisposição maior para o problema. Os cachorros de pequeno porte são parte deles, assim como os classificados como braquicefálicos (de cabeça achatada e focinho mais curto), como o pug, shitzu, pequinês, lhasa apso e buldogue.

Agora, para identificar os sintomas de tártaro em cães, é fácil. Veja só, se o seu amigo estiver com esse problema, você irá notar:

  • mau hálito;
  • manchas amareladas ou esverdeadas nos dentes e próximas à gengiva;
  • gengivas avermelhadas na base (gengivite);
  • dor e dificuldade para mastigar;
  • perda do apetite.

Assim, se notar alguns desses sintomas na boca do seu animal de estimação, saiba que é hora de levá-lo ao veterinário para realizar uma limpeza e iniciar o tratamento o quanto antes. O seu amigo pode estar sofrendo bastante, sem você saber.

Como prevenir o tártaro em cães?

A boa notícia é que o tártaro em cães pode ser facilmente prevenido. Cuidando alimentação e melhorando a higiene bucal do seu amigo, é possível evitar que esse problema surja.

Por exemplo, é indicado que você escove os dentes do seu cãozinho pelo menos 3 vezes na semana, com escova e pasta especiais para cachorros. Também existem biscoitos e alimentos que ajudam na limpeza bucal e previnem a formação das placas bacterianas.

Além disso, a dica que sempre é válida por aqui: não deixe de fazer consultas periódicas com o veterinário, para realizar exames e ter certeza que o seu amigo está com a saúde em dia.

Inclusive, quando o tártaro está muito avançado, sua retirada é através de cirurgia, como você verá no próximo tópico!

Como é o tratamento para tártaro em cães?

Agora, se o seu pet já está com tártaro nos dentes e apresenta os sintomas que citamos acima, só há uma alternativa: levar ao veterinário para começar o tratamento correto de retirada do problema.

O tratamento para tártaro é, na verdade, uma cirurgia para retirar as placas bacterianas dos dentes. O cachorro então é anestesiado, para não sentir dor e para permitir que o veterinário possa realizar o procedimento, utilizando um ultrassom odontológico, com tranquilidade e segurança.

Além disso, a cirurgia não é demorada e o seu cachorro poderá voltar para casa no mesmo dia, em processo de recuperação. No entanto, segundo os veterinários, a anestesia é agressiva ao animal e pode causar alguns riscos.

Feito com profissionais especializados, o processo será completamente seguro, mas é importante lembrar que essa situação pode ser evitada a partir de atitudes, como: boa alimentação, limpeza dos dentes e administração de petiscos específicos para o problema.

A prevenção do tártaro em cães depende de você!

Por fim, agora que você sabe como funciona a prevenção, sabe que é você quem deve tomar as atitudes necessárias para evitar a formação do tártaro. A limpeza dos dentes, a administração de petiscos específicos para isso e as idas ao veterinário são fundamentais.

E para medicamentos manipulados e Florais de Bach para seus pets conte sempre com a Vetery!

Então, pronto para começar uma nova rotina com seu amigo e contribuir para o bem-estar dele? Se você gostou das dicas, siga lendo nosso blog de saúde animal! Temos diversos conteúdos relacionados a esse para ajudar você.

Compartilhar:
x

Olá!

Por favor, eu gostaria de saber mais informações.