Quem possui felinos em casa, precisa estar atento às doenças mais comuns que acometem os bichinhos. Sobre a doença renal em gatos: o que você deve saber, hoje vamos abordar sobre seus sintomas, diagnóstico e tratamento, para que você saiba como cuidar do seu pet de forma adequada.

Primeiramente, você não precisa se preocupar, esta é uma condição normal que afeta a maioria dos felinos e que pode ser tratada por um médico veterinário. Seu gato pode viver bem e com saúde mesmo após contrair a doença, basta ter os cuidados necessários.

Para isso, é preciso conhecer os sinais que demonstram que o gato está com doença renal. Mas, além disso, é muito importante que você faça os exames de rotina no seu gato regularmente, pois, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será a recuperação do pet.

Isso porque a doença renal costuma dar sinais somente quando já está mais avançada, ao vermos que o gato não está bem e que seu sistema renal está prejudicado.

Então, quer saber mais sobre doença renal em gatos para ajudar o seu amiguinho a ter uma vida saudável? Siga a leitura para conhecer os sintomas, diagnóstico, tratamento e mais informações importantes!

O que é doença renal em gatos e como acontece?

A doença renal, ou insuficiência renal, é uma doença que afeta os rins e que pode acometer gatos e cães, porém, é mais comum nos felinos.

Explicamos o porquê: a condição vai se desenvolvendo ao passo que os néfrons (filtros que eliminam toxinas prejudiciais ao organismo do animal) começam a diminuir. Com pouca quantidade de filtro, os rins vão perdendo a eficiência e isso traz complicações à saúde do gato.

Mas, o motivo de os gatos serem mais suscetíveis à doença renal, é porque possuem quase a metade de néfrons do que os cães possuem. Isso diminui ainda mais as funções dos rins em gatos.

Isso, aliado ao fato de que a maioria dos gatos que permanecem dentro de casa são alimentados com rações secas, e que também não possuem o costume de ingerir a quantidade recomendada de água, torna a situação ainda mais delicada para os órgãos.

Além disso, a doença renal possui duas categorias diferentes, que veremos a seguir:

Doença renal em gatos: aguda

A doença renal aguda pode ser causada por infecções, que vão diminuindo as funções dos rins. Preste atenção: a importância do diagnóstico precoce é para evitar, em casos como esse, que a infecção se alastre e afete demais órgãos, podendo ser fatal ao gato.

Doença renal em gatos: crônica

A doença renal crônica é diferente, pois, acomete o animal de forma progressiva, causada por problemas e lesões nos rins que não somem com tratamentos. Essa categoria da doença costuma ser mais comum em gatos idosos, que já estão com as funções do organismo prejudicadas pelo tempo.

Sintomas de doença renal em gatos

Agora que você já conhece os dois tipos de doença renal em gatos, vamos falar sobre os sintomas da insuficiência, para que você possa identificar essas mudanças de comportamento no seu ou seus felinos.

Mas, antes disso, é importante saber que, como a doença renal é progressiva, os sintomas também evoluem conforme o problema avança no organismo. Primeiramente, surgem sinais que indicam que existe um problema, como:

• O gato começa a escolher mais o que quer comer;
  • Aumenta o consumo de água;
  • Aumenta a vontade de urinar;
  • A urina se apresenta mais clara do que o costume.

Sendo assim, com o avanço da doença e, agora com os rins sendo afetados mais diretamente, os sintomas que podem aparecer são físicos e internos, como:

• Anorexia e perda de peso constante;
  • Acontecimento de vômitos e diarreia;
  • Desidratação;
  • Hipertensão;
  • Anemia;
  • Perda do controle ácido-base do organismo.

Portanto, se perceber os sintomas no seu gato, não hesite em levá-lo ao veterinário para que um diagnóstico precoce seja realizado (o ideal). Agora, se já estiver percebendo perda de peso progressiva no bichinho, leve-o com urgência para tratá-lo quanto antes e ter mais chances de melhora.

Fatores de maior risco

Gatos de qualquer idade e condição podem desenvolver doença renal. No entanto, existem fatores e grupos específicos que se destacam. Veja só:

• As raças Persa, Abissínio, Siamês, Ragdoll, Birmanês, Maine Coon e Azul Russo possuem predisposição genética e tem mais facilidade para desenvolver insuficiência;
  • Mesmo que todas as idades podem ser afetadas, os gatos idosos também possuem mais facilidade para desenvolver doenças renais;
  • Uso demasiado ou inadequado de medicamentos, que podem sobrecarregar os néfrons (filtros) do gato e facilitar o desenvolvimento de infeções;
  • Doenças inflamatórias, como peritonite, leptospirose, FIV (aids felina) e FELV (leucemia felina), pancreatite e demais condições podem causar insuficiência renal;
  • Baixo consumo de água é algo comum entre os gatos. Sem hidratação, os rins ficam comprometidos e sobrecarregados.

Tratamento e diagnóstico

Veja que, para diagnosticar a doença renal em gatos, o médico veterinário utiliza de aparelhos importantes para examinar o animal em todos os aspectos, como a ultrassonografia. Além disso, ele também irá analisar o histórico clínico do gato, junto dos sintomas apresentados e dos exames realizados.

E considere que: é importante saber que a doença renal em gatos não tem cura. O tratamento é feito ao longo da vida do animal e serve para estabilizar o problema e permitir bem-estar ao gato. Para isso, é fundamental que o tratamento seja iniciado quanto antes, como já explicamos nos tópicos acima.

Isso, aliado a uma alimentação com ração especial, comidas molhadas (sachês e patês), bastante água fresca, junto das medicações recomendadas pelo médico, permite que o seu gato viva bem e com saúde.

Além disso, dentre os medicamentos que o veterinário poderá indicar estão a hidratação feita através de fluidoterapia, a correção dos desequilíbrios do organismo e, eletrólitos e minerais que podem ser introduzidos via oral ou parenteral. Contudo, dependerá das necessidades do seu pet e do diagnóstico conduzido pelo veterinário.

Por fim, não podemos deixar de enfatizar a importância dos exames e consultas periódicas, cruciais para evitar doenças e problemas que prejudique a vida do seu pet. E no caso do seu gato precisar de medicamentos manipulados especiais, conte com a Vetery.

Curtiu o conteúdo? Você pode encontrar mais artigos como esse no blog Blog Vetery, continue navegando e aproveite.