Compartilhar:

Sabemos que, com o avanço da medicina veterinária, foi possível percebermos que os animais desenvolvem doenças como os humanos. As doenças cardíacas em pets, por exemplo, são uma realidade para cães e gatos e demandam um cuidado extra dos tutores.

Isso porque doenças cardíacas se desenvolvem gradualmente e progridem com o tempo, prejudicando a saúde do animal e diminuindo seu tempo de vida. Devido a isso, é necessário que os pets sejam levados anualmente para exames veterinários.

Esta é, inclusive, a única forma de prevenir doenças graves em seu amigo, seja ele um cão ou gato. Certamente, você deseja que ele viva feliz ao seu lado por muito tempo.

Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre doenças cardíacas e seus sintomas? Continue a leitura e aproveite as dicas!

O que são doenças cardíacas em pets e como elas se desenvolvem?

Veja que, para entendermos o que são doenças cardíacas, precisamos lembrar que o coração é responsável por bombear sangue para todo o organismo. Uma de suas principais funções é equilibrar o caminho do sangue arterial e o sangue venoso, que não devem se misturar.

Dessa forma, as doenças cardíacas atuam diretamente nesse controle e funcionamento de bombear o sangue. Isso acontece porque tanto o músculo do coração, chamado de miocárdio, quanto suas válvulas de bombeamento são danificadas.

Principais causas

Agora, em relação ao desenvolvimento de doenças cardíacas, existem algumas causas:

  • o pet já é idoso;
  • alimentação desregulada e obesidade;
  • estilo de vida sedentária;
  • predisposição hereditária;
  • predisposições da raça e/ou porte.

Entretanto, a raça de cães, é um ponto a ser observado, pois o porte e demais características podem ajudar no desenvolvimento de algumas condições. Raças de cães de grande porte, por exemplo, são mais predispostas.

Contudo, isso acompanha o animal desde seu nascimento e pode se apresentar durante a vida ou não. Por isso, a importância de adotar bons hábitos e realizar exames veterinários anuais.

Sintomas de doenças cardíacas em pets

A melhor forma de prevenir doenças cardíacas em pets é, definitivamente, o diagnóstico prévio. Para isso, é necessário levar seu animalzinho com constância ao médico veterinário, para realizar os exames de check-up e garantir que a saúde dele está em dia.

Além disso, também é importante que o dono do pet conheça os sintomas visíveis de doenças cardíacas em animais. Isso pode ajudar a perceber o problema com antecedência, para então começar o tratamento o quanto antes. Confira os sinais:

  • Tosse é um sintoma comum que possui mais de um causador, mas quando aparece em conjunto com demais sinais, deve ser considerado em alguns casos acompanha vômitos;
  • Dificuldade para respirar é outro sinal claro de doenças cardíaca, pois com o bombeamento de sangue afetado, o oxigênio não é transportado corretamente pelo corpo;
  • Fadiga em excesso, sono e apatia, mesmo se o cão não for tão idoso, é um sinal de problemas cardiovasculares. Pode ser um sinal de velhice, mas é bom ficar atento;
  • A má oxigenação do sangue leva a cianose: aparência roxa na língua e nas mucosas;
  • Edema é o inchaço das patas do animal e pode acontecer quando o corpo percebe uma alteração que não é bem-vinda. Portanto, indica também doença no coração;
  • Falta de apetite ou dificuldade para comer, junto de perda de peso, também é um sintoma geral de muitas causas, mas que acompanhado dos sinais aqui citados, indica problemas no coração;
  • Desmaios repentinos podem ocorrer, acompanhado de perda de consciência. Se isso acontecer, leve seu pet ao atendimento veterinário o mais rápido possível.

Sobretudo, muitos desses sintomas podem indicar outros problemas e condições desconhecidas, e não ser uma doença cardíaca. Por esse motivo, indicamos sempre levar seu animal de estimação ao veterinário. Só ele saberá diagnosticar corretamente e prescrever o tratamento correto.

Conheça as doenças cardíacas mais comuns

Existem vários tipos de doenças cardíacas, mas elencamos as mais comuns:

1. Insuficiência cardíaca congestiva (ICC)

Considerada uma das mais perigosas, a ICC afeta diretamente o bombeamento de sangue, que acaba se acumulando nos vasos e causando edemas.

2. Valvulopatia

Como indica o nome, essa doença afeta diretamente as valvas do coração, fazendo com que o sangue corra descontrolado. Assim, o animal sofre insuficiência de cardíaca. As raças mais comuns que desenvolvem a Valvulopatia são as de pequeno porte, como pinscher e yorkshire.

3. Cardiomiopatia dilatada

Essa doença ocorre devido ao enfraquecimento do músculo do coração, dificultando a contração e, consequentemente, o bombeamento do sangue e a entrega do oxigênio para outros órgãos.

4. Cardiomiopatia hipertrófica

Essa condição afeta o ventrículo esquerdo do coração, que fica enrijecido e diminui o espaço para o sangue. Isso afeta o sistema de bombeamento e causa insuficiência. Inclusive, os gatos são os animais que mais apresentam essa condição.

5. Dirofilariose

Outra doença cardíaca considerada bastante perigosa, a Dirofilariose, é causada por picadas de insetos que se infectam com um verme. Esse verme se aloja no coração e afeta todo o seu funcionamento. O motivo de exigir tanto cuidado é porque pode afetar também os humanos.

Atendimento veterinário é fundamental para prevenir doenças

Portanto, se você leu até aqui, já entendeu a importância de conhecer os sintomas de doenças cardíacas em pets e sabe qual a melhor forma de cuidar do seu amigo: levando-o anualmente ao atendimento veterinário e realizando exames de check-up.

Enfim, são nesses exames de rotina que se pode identificar previamente o surgimento de um problema e, assim, poder tratar com antecedência, garantindo a saúde do pet. Portanto, seguindo essas dicas, o coração do seu amiguinho baterá sempre forte e feliz!

Gostou das dicas Vetery? Tem muito mais em nosso blog de saúde animal, continue navegando e aproveite!

Compartilhar:
x

Olá!

Por favor, eu gostaria de saber mais informações.