Compartilhar:

A importância das atividades físicas para seu pet é a mesma que para você: melhorar a qualidade de vida, a saúde, o humor e o condicionamento do corpo como um todo.

No entanto, mesmo que os benefícios sejam os mesmos para animais e humanos, eles não tem a nossa capacidade de sair de casa e se exercitar. Portanto, é você quem precisa estimulá-lo, do contrário, a vida do seu pet vai ser dormir e comer, hábitos não saudáveis.

Além disso, é igualmente importante tomar cuidado com a raça e o porte do seu pet, pois algumas características apresentam limitações ao exercício físico. Mesmo assim, é fundamental ter momentos de brincadeira e exercício, para evitar inúmeros problemas de saúde.

Por que atividades físicas para seu pet são tão importantes?

Assim como apontamos no início: sabemos da importância dos exercícios físicos para nós mesmos. Para o seu amigo, funciona da mesma forma: o movimento ajuda o corpo a produzir hormônios importantes para a qualidade de vida e o bom funcionamento do organismo.

Veja que, isso também evita o surgimento de doenças, já que reforça o sistema imunológico. Outros benefícios como: fortalecimento dos músculos e ossos, fortalecimento do coração, melhora nas articulações e na disposição também estão entre as principais vantagens.

Nesse sentido, se o seu animal de estimação for castrado, o cuidado deve ser redobrado, pois eles tem mais chances de se tornarem obesos. Dessa forma, para cães ou gatos castrados, a atividade física é fundamental.

Benefícios das atividades físicas para seu pet (e para você)

Sabemos que, além das vantagens claras que já abordamos no tópico anterior, existem diversos outros benefícios das atividades físicas para seu pet e para você. Confira algumas delas:

Reduz tédio, ansiedade e depressão

Claro que, a atividade física atua diretamente em nosso cérebro, trazendo hormônios essenciais para o bem-estar animal e humano. Sendo assim, os níveis de tédio, ansiedade e depressão do seu amigo serão muito menores ou inexistentes. Pet feliz é pet que se movimenta!

Inclusive, se o seu amigo destrói os móveis e demais objetos da casa, pode ser um indicativo de stress e ansiedade, causados pela falta de estímulos.

Estimula o aprendizado

Entretanto, a prática de exercícios físicos também é uma ótima fonte de aprendizado para cães e gatos. São nesses momentos que você e ele criam um vínculo, no qual ele aprende o que pode ou não fazer dentro de casa, na rua e socializando com outros animais e pessoas.

Essas atividades, além de serem essenciais para a saúde, são ideais para que o animal crie confiança com o dono.

Traz bem-estar e melhora o sono

Saiba que, quando você brinca e se exercita com seu gato ou cachorro, está estimulando o gasto de energia. Assim, ele (e você) dormirão muito melhor à noite ou nos momentos mais adequados para descanso. Tudo isso gera conforte e qualidade de vida para seu amigo.

Previne doenças

Por outro lado, uma das primeiras e principais vantagens que citamos aqui no artigo é a melhora da saúde causada pela atividade física com os pets. Todo o organismo é beneficiado por isso, garantindo força e imunidade para ficar longe de doenças.

Atividades físicas para seu pet: quais fazer e como? Confira alguns cuidados

Agora que você sabe da importância das atividades físicas para seu pet, fica a pergunta: quais cuidados tomar? E quais atividades são adequadas? Isso vai depender da raça e do porte do cão ou gato.

Por exemplo, cães de grande porte possuem mais capacidade para atividades intensas, portanto, corridas e caminhadas de longas distâncias podem ser consideradas. Os menores, contudo, dependendo da raça, possuem limitações cardíacas e respiratórias. Por isso, caminhadas leves e passeios são uma ótima maneira de exercitá-los.

Brincadeiras são importantes

Além disso, brincadeiras que podem ser feitas até mesmo dentro de casa ou no quintal, também são bem-vindas. No caso dos gatos, as varetas com plumas, bolinhas, lasers e demais objetos podem aguçar o “modo caça” e animá-los a se exercitar.

Agora, em relação ao clima e horário do dia, preste atenção para não levar seu pet à rua em um momento de calor extremo, porque isso poderia desidratá-lo e/ou machucar suas patas. Inclusive, a hidratação é um ponto essencial em atividades físicas. Faça questão de levar água para o pet beber durante os exercícios e poder se refrescar.

Por fim, se o seu pet for de mais idade, não significa que ele não possa fazer exercícios. Mesmo que em caminhadas curtas e leves, com cuidado, o seu amigo irá se beneficiar sempre – e você também! 😉

Se esse artigo da Vetery foi útil para você, ainda temos muitas dicas de saúde animal em nosso blog! Clique aqui e continue navegando para aprender mais.

Compartilhar:
x

Olá!

Por favor, eu gostaria de saber mais informações.